Como Adão e Eva Receberam seus nomes?

Adão e Eva são nomes de origem bíblica que remetem ao primeiro casal que existiu no mundo. Adão foi criado a imagem e semelhança de Deus e Eva, sua esposa, foi criada a partir de sua costela para que esta preenchesse a solidão do homem. Adão e Eva viviam no Jardim do Éden.
Em um determinado dia, Eva foi enganada pela serpente e comeu o fruto que Deus havia proibido e fez com que Adão também o comesse; por essa razão, os dois foram expulsos do paraíso. E Eva passou a ser chamada de אִ שָּׁ ה (ishá) (Gn 2:23) que significa “mulher” em hebraico, não apenas como antônimo de homem, mas, com o sentido mais profundo que deriva da raiz hebraica A.N.SH. ( א.נ.ש ) que significa “fragilidade e delicadeza” por ter sido frágil frente a tentação e delicada em tentar o homem.
Pelo pecado de Eva a morte foi introduzida na vida e pelo pecado de Adão todos perderam a dignidade de filhos de Deus. Pela virtude da Virgem Maria a Vida (Jesus) foi introduzida no mundo; por Ele fomos redimidos e elevados à dignidade de filhos de Deus mediante a aceitação desta Redenção pela Santa Igreja Universal (Católica).
 
Adão
A palavra ם דאָָָָ (pronunciada: Adam) está conectada com duas outras palavras em hebraico: ם דַַּּ (dam) “sangue” ה מדאֲֲָָָָ (adamá) “terra/solo”. Estas palavras nos mostram que o significado básico de Adam(Adão em hebraico) está associado com o “sangue” e a “terra”. 
Podemos entender a simplicidade do significado apenas através do texto em hebraico. Conecta-se perfeitamente com a afirmação que “o Senhor Deus formou o homem do pó da terra” (Gênesis 2:7) e a proibição de comer qualquer coisa que ainda tenha sangue, porque a alma de qualquer coisa viva está no seu sangue (Gênesis 9:4).
 
A União Eterna
 
O sangue (ם דַַּּ – dam) e a terra (ה מדאֲֲָָָָ – Adamá) foram unidas no momento da criação. O papel designado por Deus para Adão é claro. Ele deve reinar a criação Divina, trabalhando a terra com seu sangue. A palavra para trabalho e adoração (culto) é exatamente a mesma em hebraico: סַבתָא -Avodá. Adão deve servir Deus como seu nomeado real para cuidar da magnífica criação Divina. Antes da queda do homem, havia trabalho (só não era penoso). O trabalho era oração e a oração um trabalho.
O nome Adão contêm em si o sentido da terra natal e da força do sangue, pois o sentido mais elementar de família é “ter o mesmo sangue” e o de povo, nação é “pertencer à mesma terra”. Ele como pai da humanidade continha em si de modo perfeito toda humanidade. Sua singularidade representava o Universal (de modo participativo como Deus o É). Todos somos família de Adão, pois possuímos o mesmo sangue dele e todos somos compatriotas nele uma vez que pertencemos a esta terra (planeta). Com isso nota-se bem o significado do nome Adão.
 
 Eva
 
A palavra é oriunda do hebraico הוואי (Havah) que significa “ela viveu”; portanto, Eva significa “ a vivente” ou ainda “ a que vive”.
O nome reflete a característica de quem tem força para desempenhar as atividades impostas pela vida. O som “e” em “Eva” obscurece o verdadeiro significado do nome em hebraico de Eva. O nome hebraico החוַַּ (Chavá) tem uma conexão de raiz com o verbo לחיות (lichyot) “viver” e com palavras com o י יחִִַַַַּּ (chai) e ים (chayim) que comunicam a ideia de “ vida”. Por isso faz muito sentido chamar a mulher de Adão de ה חוַַּ (chavá), porque um dia ela se transformará na mãe “de todos os vivos” כחָָָּּל־י (kol chai), como está no versículo bíblico: “ E chamou Adão o nome de sua mulher, Eva; porquanto ela era a mãe de todos os viventes ” (Gn 3.20).
O Jarro Sagrado onde germina a Vida
 
O nome החוַַּ (Chavá) está ligado a “vida” por vários motivos, sendo o primeiro deles o fato de que Eva é a protagonista do nascimento de novos seres humanos que povoariam a terra. A vida que estava na eternidade apenas como uma fagulha proveniente do Criador poderia vir à terra através da mulher cujo nome é “vida”. 
 
Adão ensinando a Eva mediante sua ciência infusa
Os Pais da Humanidade
Todas as vezes que uma criança nasce ocorre um grande milagre, pois se faz uma nova vida! A combinação de dois elementos ligados à carne atrai da eternidade uma fagulha vinda do Criador que dá origem a um ser humano que já traz consigo em seu DNA físico e em sua Alma espiritual tudo aquilo que necessita para viver neste mundo e também para tomar o seu caminho de volta ao Criador.
A questão que devemos entender é que, após o nascimento cada qual chega a um período de sua vida em que decidirá se irá ou não conduzir-se no caminho de volta ao Criador.
A vida de Eva (ה חוַַּ – Chavá) foi como uma incubadora de outras vidas que em última instância saíram todas de Adão (ם דאָָָָ – Adam), pois a ele foi dado diretamente ser a imagem e semelhança de Deus, sendo conferido a ele os dons preternaturais (Eva também possuía enquanto participação, ou seja, na medida em que Adão transmitia a ela) da justiça original e o poder de governar e ser dono da criação.
A Criação da Mulher
Assim como Eva saiu de Adão, assim também as mulheres devem ser a extensão de seus maridos, sendo este o elemento central do qual decorre a estrutura espiritual, psicológica, física e estrutural da família.
O marido é a cabeça da família e a esposa sua extensão e cada qual fará o que lhe compete, pois assim como a cabeça só ordena o que é bom à sua extensão e esta última traz coisas boas à cabeça, assim também o homem conduzirá sua mulher para a Verdade o Bem e o Belo e esta lhe retribuirá com o que lhe compraz que é a Verdade, o Bem e o Belo.
Esta junção harmônica que cabe, brota  da dignidade de todo batizado do qual devem proceder os filhos que serão, na medida da fidelidade e do amor de Deus entre os cônjuges, os frutos vivos e sensíveis da ação do Divino Espírito Santo.
Referências:
 

1 Comments.

Comments are closed.